quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O que é estatística?

Estatística: a ciência que diz que se eu comi um frango e tu não comeste nenhum, teremos comido, em média, meio frango cada um" - Pitigrilli (citado pelo professor Carlos Serra in Oficina de Sociologia).

Caros, entendem o alcancem desta definição de Pitigrilli? Qual pode ser o nosso papel? Já pensaram no PIB per capita?

Pitigrilli está de, uma forma irónica, a denunciar a teoria simplista (emprestada a estatistica pelos economistas) que tenta calcular o nivel de recursos que cada cidadão tem como resultado da divisão do produto interno bruto (todos recursos produzidos numa nação) pelo número de habitantes.

Por exemplo, se em moçambique somos 5 cidadãos e o nosso PIB é de 20,00Mt então dir-se-ia que, cada cidadão tem teoricamente 4,00Mt. E, esse PIB per capita é sempre usado pelos políticos para se vangloriarem do crescimento económico dos seus paises, se esquecendo que há casos em que 1 unico cidadão "come" sozinho 18,00Mt e os 4 tem que se dividir os 2,00Mt que restam.

O que podemos nós (crentes moçambicanos) fazer para minimizar o fosso entre ricos e pobres e contribuirmos para uma divisão equitativa dos recursos que o país tem. Esta é mais uma das obrigações da Igreja.



Sem comentários: