segunda-feira, 21 de julho de 2008

Corrida Episcopal

Muitos de nós vimos pelos vários canais televisivos a eleição do Papa Bento XVI. Muitos certamente têem guardada em suas memórias a celebre frase "Habemos Papa" acompanhada pelo esperado fumo braco saído do chaminé da magestosa basílica de São Pedro no Vaticano.
Os católicos de todo mundo aguardaram o fumo branco com grande expectativa. E essa expectativa se justificava pelo facto de o papa ser a figuara mais importante que eles têem enquanto fieis. Aliás o chamam de "Sumo pontífice" que significa ponte ou elo de ligação entre os fieis e o Senhor que está nos Ceus.
Nós os Metodistas Unidos em Moçambique vivemos a mesma expectativas e ansiedade e não é para menos. Aguardamos a eleição (amanhã) e consagração (depois de amanhã) do novo chefe máximo da nossa Igreja a nivel do país que irá substituir o Bispo Machado.
A lista de candidatos inclui o representante Episcopal no Norte do Save (Rev. Damião?), o Rev Morais Quissico, o Rev. Fernando Matsimbe e a Revª. Joaquina Nhanala.
Como vedes, estamos perante um leque de candidatos de "luxo" e que analisados na base da visão humana não duvidaremos de que, tanto um como outro pode com propriedade desempenhar o cargo de bispo. Mas porque assumimos que, como humanos temos limitações e que a melhor escolha só pode ser divinamente feita, somos chamados como membros da família Metodista a orar para que seja o proprio Espirito Santo a iluminar e inspirar os 45 delegados reunidos no Zimbabwe.
Que venha um Bispo a altura dos actuais desafios da Igreja e do País.

Sem comentários: